domingo, 29 de agosto de 2010

plano de uma aula com uso do viídeo TVESCOLA- história

Unidade 4 - atividade 1- cursista: Ilda Tiecher
Reflexão da aula coma utilização dos recursos do programa TV Escola.
Vídeo Escolhido:
História= Brasil 500 anos: O Brasil Colônia na TV.Cana de mel, preço de fel.
Aplicação da atividade em conjunto com a professora de P.P.T(Pesquisa e Produção de Textos).
1º passo: Questionamento para investigar e instigar os alunos quanto ao conhecimento prévio sobre o assunto e a expectativa sobre o vídeo.
2º Passo: Assistir o DVD até o ponto escolhido, pausar e questionar sobre o que viria depois, quais os caminhos que a historia poderia tomar.
3º Passo: Retornar ao DVD. Assistir o restante e logo após formar uma roda de conversa organizada e direcionada ao conteúdo de História – cana de açúcar.
4º Passo: Anotar na lousa as dúvidas levantadas pelos alunos, selecionando as que não fogem ao conteúdo.
5º passo: Formar grupos de pesquisas para cada questão levantada, direcionando um grupo para o laboratório de informática, outros grupos para a biblioteca, para pesquisarem em livros, jornais e revistas.
6º Passo: Apresentação das pesquisas em mesa redonda.
7º Passo: Conclusão e anotação dos conceitos adquiridos sobre o tema.
A interdisciplinaridade:
A professora orientou quanto a escrita e quanto a forma de texto apropriada para a pesquisa, elaborou arquivos, diários e redações tipo descrição dos passos. Sempre que necessário retornávamos aos fatos do DVD.
Quantidade de aulas utilizadas:
Foram usadas quatro aulas de PPT e oito de>>>>
Receptividade:
Os alunos não gostaram da parada no meio do DVD, o costume e ver e depois escrever o que entenderam, mas foram muito colaborativos com as demais atividades e conversaram que nem gente grande, na hora da divisão dos grupos as panelinhas tiveram que se desfazer, e dificuldade foi na hora de selecionar as informações obtidas. Enfim entre todas as dificuldades foi uma experiência boa, e quero repetir mais vezes.
A aprendizagem dos Alunos:
Aconteceu através da participação nas conversas, nas pesquisas e na conclusão.
Minha aprendizagem pessoal:
Para mim ficou claro que um bom planejamento precisa de disposição e tempo para pesquisar quais os recursos mais adequados para cada conteúdo e assim enriquecer a aprendizagem dos pequenos.
O material do Programa TVESCOLA é riquíssimo e vasto, aborda temas curriculares de forma transversal, o que propiciou a interdisciplinaridade e favorece o trabalho de regência de sala.
Sem duvidas as tecnologias facilitam a vida docente, e despertam a curiosidade e o interesse dos alunos, criando novas expectativas sobre a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário